As exportações moçambicanas cresceram ligeiramente no primeiro trimestre do ano, para mais de 1.685 milhões de dólares, impulsionadas pelo aumento nas vendas de gás ao exterior, que aumentaram 70,1% face ao mesmo período de 2022.
Um relatório estatístico do Banco de Moçambique sobre a balança de pagamentos no período em referência, explica que “esta evolução positiva registada nas receitas de exportação é justificada, essencialmente, pelo crescimento das vendas dos produtos exportados” pelos denominados Grandes Projectos (GP).
O destaque vai para o sector da indústria extrativa – que inclui gás natural, areias pesadas e rubis, safiras e esmeraldas – que aumentou 280,1 milhões de dólares, enquanto os outros sectores da economia, nomeadamente a indústria transformadora de alumínio e energia registaram decréscimos nas vendas em 140,7 milhões de dólares e 8,8 milhões de dólares, respectivamente.
Globalmente, diz a Lusa, as exportações de bens por Moçambique renderam no primeiro trimestre mais de 1.699 milhões de dólares, um incremento de 4,4 milhões de dólares quando comparado a igual período de 2022.
No entanto, excluindo os GP, os produtos agrícolas representaram para Moçambique receitas de 103,9 milhões de dólares, menos 28,7 milhões de dólares face a 2022, salientando-se os legumes e hortícolas, tabaco, algodão, açúcar e banana.