As importações e as exportações de Cabo Verde aumentaram no mês de Outubro, 48,2% e 13,13% respectivamente, enquanto as reexportações caíram 34,0%, comparativamente ao mês homólogo, de acordo com dados provisórios do comércio externo, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) local.
Segundo os dados, no mesmo mês, o déficit da balança comercial cabo-verdiana aumentou 51,5% e a taxa de cobertura diminuiu 2,1 pontos percentuais (pp). Em Outubro deste ano, as exportações de Cabo Verde totalizaram 5,3 mil milhões de euros, correspondendo a um aumento 625 milhões de euros face a igual período de 2012.
No relatório o INE indica que a Europa continuou a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 89,3% do total das exportações do arquipélago.
Entre os produtos mais exportados pelo arquipélago no mês de Outubro do ano em curso estão os preparados e conservas, que embora tenha diminuído 14,9 pp correspondem a 61,8% do total, seguidos dos vestuários (10,9%), que aumentaram 5,2 pp, e dos peixes crustáceos e moluscos (9,1%).
Segundo o INE, todos estes produtos representaram, no mês em análise, 81,8% do total das exportações cabo-verdianas.