As exportações de Cabo Verde aumentaram 32,3%, totalizando 15,2 milhões de euros, um aumento de 3,7 milhões de euros, no segundo trimestre deste ano, enquanto as importações diminuíram ligeiramente 2,6%, em relação ao período homólogo de 2022, indicam dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), do país.
De acordo com uma publicação feita pelo INE, no trimestre em análise, a Europa continuou a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 93,6% do total das exportações, um aumento de 31,4%.
As exportações para a América aumentaram 34,6%, enquanto para África, apesar de um aumento significativo, de 286%, o peso continua a ser baixo (0,7%).
Relativamente aos países com os quais Cabo Verde mantém relações comerciais, constata-se que a Espanha continua sendo o principal cliente do arquipélago na zona económica europeia, representando 53,8% do total das exportações no 2º trimestre de 2023.
A Itália, diz a Lusa, ocupa o segundo lugar (22,1%), Portugal o terceiro lugar (16,8%), e os Estados Unidos da América se encontra na quarta posição (5,1%).
Entre os produtos mais exportados por Cabo Verde entre Abril e Junho estão os preparados e conservas, que lideram o ranking com 75,5% do total, enquanto vestuários ocupam o segundo lugar 9,5% e os calçados a terceira posição, com 5,1%.