As exportações de Cabo Verde totalizaram em Julho 490 milhões de escudos (4,4 milhões de euros), um aumento de 36% em comparação com igual mês do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
De acordo com os dados provisórios do Comércio Externo, em Julho o aumento das exportações de Cabo Verde foi de 129 milhões de escudos (1,1 milhão de euros) face ao mês homólogo.
No mês em análise, a Europa continuou a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 95,4% do total das exportações cabo-verdianas, enquanto a nível de países, Espanha liderou o ranking dos principais clientes, representando 64,8%, com um aumento 12,4 pontos percentuais (pp) face ao mês homólogo.
Itália ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações (17,5%), diminuindo 1,6 pp, enquanto Portugal aparece no terceiro lugar (19,5%), registando uma queda de 7,1 pp, e os Estados Unidos na quarta posição (3,1%), diminuiu 2,2 pp, conforme avança a Lusa.
No mês de Julho, o INE constatou que os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os preparados e conservas de peixes (80%), o vestuário (6%) e o calçado (5,5%). Estes três produtos representaram 91,4% do total das exportações cabo-verdianas, aumentando três pontos percentuais comparativamente ao registado (88,5%) no mesmo mês de 2023.