As exportações de Angola para Zâmbia atingiram quatro milhões de dólares em 2022, um montante que fica aquém das expectativas, segundo o ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes.
O governante, que falava aos jornalistas esta terça-feira, em Luanda, à margem do Fórum de Negócios Angola e Zâmbia, promovido pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), defendeu mais trocas comerciais entre os sectores privados dos dois países.
“Nós vamos continuar a apelar à nossa classe empresarial, no sentido de olharem para a Zâmbia como um destino de exportação dos seus produtos. Angola está interessada em cooperar com Zâmbia em diversos domínios, como pescas, agricultura, petróleo e mineração”, garantiu.
Por sua vez, o ministro do comércio e Indústria da Zâmbia, Chipoka Mulenga, avançou que as exportações do seu país para Angola fixaram-se em 14.5 milhões de dólares, nos últimos cinco anos.
“A nossa expectativa é que este volume atinja cerca de um bilhão de dólares. Se conseguirmos aumentar as exportações apenas de alimentos em um ano, podemos atingir esta cifra”, assegurou.
Anualmente, Angola gasta cerca de três biliões de dólares em importações de alimentos a partir de outros países da Europa. “A maior parte dos produtos importados a Zâmbia possui”, esclareceu Chipoka Mulenga.
No entanto, o ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes, fez saber que o novo marco legal criado no país, com a aprovação das novas leis do investimento privado, concorrência e contratação pública, assim como a transferência de competências de atribuições anteriormente sob a alçada do Governo central e actualmente da governação local, traduzem-se em caminhos para a melhoria do ambiente de negócios.
“A lei de investimento privado em vigor concede maior protecção e garantias do Estado ao investidor privado nacional ou estrangeiro, além de liberalizar o investimento sem montantes mínimos ou a obrigatoriedade de condicionar o investimento estrangeiro à entrada de um parceiro nacional”, detalhou.
A realização do Fórum de Negócios Angola e Zâmbia enquadra-se nos esforços do Governo angolano, no sentido de encontrar sinergias que visam a obtenção dos melhores resultados, no âmbito do Investimento directo estrangeiro, para dar resposta ao processo de diversificação da economia nacional e aos desafios do desenvolvimento nacional.