O secretário-geral do Conselho da Europa, Alain Berset, manifestou nas Nações Unidas, a disponibilidade da organização europeia em fortalecer a colaboração com Moçambique nas áreas de cibercrime e Inteligência Artificial. A declaração foi feita após um encontro com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, durante a “Cimeira do Futuro” em Nova Iorque.
“Temos uma excelente relação com Moçambique no âmbito da Convenção para a luta contra o cibercrime. Estamos interessados em expandir e divulgar estas colaborações”, afirmou Berset, referindo-se à Convenção de Budapeste, um tratado internacional de combate ao cibercrime, ao qual Moçambique foi convidado a este ano.
Berset também abordou uma nova convenção sobre Inteligência Artificial, expressando a esperança de que a cooperação com Moçambique se expanda neste campo. Além disso, destacou a importância das eleições democráticas em Moçambique, agendadas para 9 de outubro, como um elemento fundamental para a consolidação da democracia no país.
O Presidente Filipe Nyusi encontra-se em Nova Iorque para participar na “Cimeira do Futuro”, que antecede a 79.ª Assembleia Geral da ONU. O Conselho da Europa, fundado em 1949, é a mais antiga organização europeia de funcionamento, dedicada à defesa dos direitos humanos, da democracia e do Estado de direito.