Quatro estudantes e um professor, dos cursos de informática e de electrónica e Telecomunicações, do Instituto de Telecomunicações de Angola (ITEL) sagraram-se campeões africano no projecto “STEM África”, ao vencer a competição realizada na Semana África Energy 2024, que decorreu na Cidade do Cabo, África do Sul.
O prémio foi conquistado, há dias, pela apresentação da solução inovadora “Sistema de Tratamento e Abastecimento de Água para Comunidades Carenciadas,” um projecto desenvolvido por alunos do ITEL que utiliza energias renováveis para fornecer água potável de maneira sustentável às regiões que carecem desse recurso essencial.
A equipe do ITEL, garantiu sua participação ao vencer a fase nacional, implementada em Angola pela ONG ADPP Angola. Competindo com outros jovens talentos da Namíbia, Moçambique e Nigéria, os estudantes do destacaram-se pelo carácter inovador e impacto social de sua solução, que foi reconhecida pelo painel de especialistas como uma proposta de grande relevância para o futuro das comunidades africanas.
Segundo o director do ITEL, Cláudio Gonçalves, este prémio é um reconhecimento não apenas do talento e do empenho dos estudantes em buscar soluções práticas e sustentáveis para desafios reais, mas de todo o apoio institucional recebidos dos órgãos de tutela.
“Estamos extremamente orgulhosos de ver o ITEL contribuir para a formação de futuros líderes em STEM e para o desenvolvimento de nossa nação e continente”, disse o responsável, citado num comunicado.
O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social diz que ao conquistar o título na competição, os alunos do ITEL não apenas demonstraram a excelência e o potencial dos jovens angolanos, mas também reforçaram o papel de Angola como um dos líderes no desenvolvimento de soluções inovadoras para o continente africano.
Organizada pela ExxonMobil Foundation em parceria com a Junior Achievement África (JA África), a competição STEM África tem como objectivo oferecer uma plataforma para jovens estudantes de África mostrarem suas competências e inovações no sector de energia. A iniciativa visa promover o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, incentivando soluções criativas para problemas sociais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável no continente africano.
O projecto STEM África, com apoio da ExxonMobil Foundation, proporciona uma experiência prática de aprendizado, imergindo os estudantes em actividades que incluem inovação, empreendedorismo e preparação para o trabalho.
O objectivo é capacitar mais de 500 estudantes africanos entre 12 e 17 anos, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho do século XXI. A JA África, uma das maiores ONGs de apoio à juventude, já impactou milhares de jovens através de suas iniciativas educacionais que incentivam o design thinking e a resolução de problemas reais.