No mês dedicado à mulher, a jovem estilista Diana Junqueira, que lançou recentemente a sua primeira colecção de moda denominada “Nsola”, e que a FORBES publicou na sua edição impressa nº45, referente aos meses de Outubro e Novembro de 2020, foi galardoada na categoria “cultura e arte” do prémio Angola 35 Graus 2020, evento organizado anualmente pela empresa West Side com o propósito de promover e homenagear jovens talentos angolanos que se destacam nas diferentes áreas de actividade.
Reagindo à premiação, no evento que decorreu em Luanda, a estilista disse à FORBES ter recebido a distinção com surpresa e que tal [distinção] resulta do reconhecimento e valorização da sua arte e dos seus esforços.
“Confesso que estou ainda anestesiada. Não acredito que recebi este prémio. Receber um galardão no Angola 35 Graus é algo que eu sempre achei que fosse impossível de acontecer. Mas fruto do meu trabalho, hoje sou galardoada numa categoria com pesos pesados do nosso país”, afirma entusiasmada.
Estilista profissional há quatro anos, Diana garante que o objectivo passa por continuar a fazer cada vez mais e melhor, anunciando para breve o lançamento de uma nova colecção para noivas, que no fundo constituem o seu principal grupo-alvo.
Sem qualquer formação na área de desenho, corte e costura, a estilista atribui os seus feitos a uma vocação e aptidão natural. “Não tenho nenhuma formação na área, infelizmente. Mas, graças a Deus, tenho a moda e a arte na palma da mão”, garante. Entretanto, adianta ser seu desejo fazer futuramente uma formação especializada.
Estudante universitária do curso de Marketing, conta ter ganho paixão pela moda aos sete anos de idade, quando começou a entreter-se com desenhos, desfiles e revistas de moda, sendo que os primeiros passos concretos nesta direcção começaram a ser dados com desenhos de roupas para as suas bonecas.
Desde muito nova, acrescenta, gostava de acompanhar a mãe às modistas e vislumbrava-se com a forma como estas trabalhavam. Aos 14 anos, e vendo a paixão que a filha nutria pela moda, a sua mãe, na altura empregada doméstica, decidiu comprar-lhe uma máquina de costura. Desde então, Diana Junqueira não mais parou.
Os prémios Angola 35 Graus distinguem jovens nacionais que se destacam em áreas como economia e negócios, cultura e artes, ciência e tecnologia, academia, política e sociedade, comunicação social, promoção internacional, entretenimento e desporto.