O Estádio Nacional de Cabo Verde vai mudar de nome e passará a chamar-se Estádio Pelé, em homenagem ao antigo futebolista brasileiro que faleceu a semana passada aos 82 anos, anunciou o governo cabo-verdiano através de um comunicado.
“O governo de Cabo Verde decidiu homenagear o ‘rei Pelé’ atribuindo o seu nome ao Estádio Nacional, localizado em Monte Vaca, na ilha de Santiago”, lê-se no documento, que dá ainda conta que “o Executivo já comunicou à FIFA essa intenção, por ter sido essa instituição que gere o futebol mundial a lançar o repto, e que, agora, o Governo almeja poder concretizar brevemente este ato simbólico”.
A decisão é tomada dias depois de o presidente da FIFA, Gianni Infantino, ter pedido a todos os países do mundo para homenagearem o “rei do futebol” atribuindo o seu nome a um dos seus estádios.
“Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares”, prossegue o governo cabo-verdiano, justificando que Pelé “foi e será uma referência” no Brasil, na lusofonia e no resto do mundo, escreve a Lusa.