O Ministério da Economia e Planeamento de Angola promove de 19 a 20 deste mês, em Luanda, o 1ª Fórum Internacional sobre a Reconversão da Economia Informal (FIREI), um evento cuja abertura deverá ser feita pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
No fórum, de acordo com um comunicado a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, participarão, especialistas do Brasil, Cabo Verde, Moçambique e da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), da União Europeia, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), além de especialistas do sector público e privado de Angola.
Sob o lema, “Reconversão da Economia Informal, o Vector para o Crescimento Económico e a Sustentabilidade Fiscal”, prevê-se a realização no evento de cinco mesas redondas e visitas aos mercados de São Paulo e Catinton, na capital do país.
Temas como “Desafios da Transição da Economia Informal e a Sustentabilidade Económica em Países Desenvolvidos”, “Boas Práticas Sobre uma Abordagem de Transição da Economia Informal, Experiências Internacionais, “Novo Paradigma da Transição da Economia Informal para Formal”, “Papel da Comunicação e Sensibilização” e “Inclusão Financeira na Formalização da Economia”, estarão em debate nas mesas-redondas.
O FIREI é uma iniciativa do Governo de Angola, sob execução do Ministério da Economia e Planeamento, no quadro do Programa de Reconversão da Economia e Informal (PREI), e acontece no centro de extensão universitária da Universidade Católica de Angola.