Maior contenção e planificação dos gastos financeiros durante o período da quadra festiva, no sentido de se reservar dinheiro para os próximos meses é o que a consultora e especialista angolana em educação financeira, Márcia Coelho, aconselha as famílias e a todos os consumidores do país.
Márcia Coelho defende que nunca se deve viver no limite e gastar tudo o que se tem, sobretudo nesta época festiva, tendo lembrado às pessoas que existe sempre o dia de amanhã, bem como os imprevistos da vida.
“A educação financeira é uma questão de conhecimento e comportamento. O essencial é existir uma planificação de gastos para as principais linhas de consumo durante a época festiva. No caso do Natal, os principais gastos são os presentes, a ceia e a decoração. Coloquem limites de gastos em cada uma delas”, alertou.
A também CEO do Portal Kamba Rico, considera que a cultura de poupança por parte dos cidadãos em Angola ainda é muito baixa, devido a vários factores, tendo particularizado, por um lado, o facto de a maior parte da população ser “extremamente”, bem como o consumismo e o imediatismo excessivo de uma outra franja da sociedade com um pouco mais de recursos.
Por outro lado, a especialista apontou a conjuntura económico-financeira turbulenta que o país atravessa, que agravou a perda do poder de compra dos cidadãos, devido a desvalorização do kwanza, o reduziu ainda mais as margens para a poupança.
A consultora acredita, porém, ser possível ter-se uma cultura de poupança e indica alguns métodos para tal. O primeiro a ter em conta, avançou, passa por conversar sobre o assunto, partilhando experiências e aprendizados que se obtiver ao longo da vida, uma vez que, sublinha, as famílias foram educadas a não conversar sobre o dinheiro em casa. “temos que mudar este paradigma”, advoga.
O segundo passo, prosseguiu, tem que ver com a educação financeira a partir de fontes fidedignas, apontando como exemplo portal Kamba Rico. “Devemos aprender quais as melhores práticas para a gestão do nosso dinheiro, compreender o significado da terminologia financeira utilizada pelos prestadores desses serviços e, desta forma, tomar melhores decisões, entendendo os prós e os contras de cada escolha”, disse.
Márcia Coelho refere que a educação financeira é muito importante, pois ajuda as pessoas a fazerem escolhas inteligentes na sua vida e orientarem as suas escolhas para os resultados que se pretende atingir.
A CEO da plataforma Kamba Rico, lançado em 2018, disse que a ideia de criar um portal do género é fruto da sua experiência pessoal, após anos a servir de suporte de aconselhamento financeiro para amigos e familiares.
O Portal Kamba Rico surgiu com o objectivo de levar a educação financeira a todos os lares angolanos, por meio de conteúdos educativos distribuídos de forma gratuita nos artigos publicados no site, redes sociais, em palestras e outras plataformas. Tem mais de 100 artigos explicativos, com temas que variam desde os rendimentos, poupanças, investimentos e empreendedorismo. O portal tem uma média de mil visualizações por mês, sendo que o artigo mais lido tem acima de 10 mil visualizações.