O escritor Marcelo Panguana é o vencedor do Prémio de Literatura José Craveirinha 2023, o maior galardão da literatura e da cultura em Moçambique, anunciou, em Maputo, a Associação dos Escritores de Moçambique (AEMO).
“Isto quer dizer que dentro dos próximos tempos, com a minha querida esposa, vamos fazer de conta, ao longo do país, que somos ricos. Vai me permitir fundamentalmente ter sossego, ter a presença de espírito para continuar a fazer aquilo que eu gosto, que é escrever, escrever, escrever e escrever”, disse o escritor, depois de receber o prémio.
O Prémio de Literatura José Craveirinha tem um valor pecuniário de 25 mil dólares e foi instituído em 2003, em homenagem ao poeta, primeiro presidente e co-fundador (1922-2003) da AEMO, em 1981. Até 2007 este prémio foi atribuído ao melhor livro do ano e a partir de 2009 passou a premiar a carreira de um escritor, poeta ou ensaísta moçambicano cuja obra enriqueceu a arte literária e cultura moçambicanas.
Escritor e jornalista moçambicano, Marcelo Dias Panguana nasceu em 30 de Março de 1951, no então Lourenço Marques, actual Maputo.
Marcelo Panguana publicou os livros de contos “As Vozes Que Falam Verdade”, em 1987, e “A Balada dos Deuses”, em 1991. Em 1999, juntamente com Jorge Oliveira, publicou “Fazedores da Alma”, uma coletânea de entrevistas feitas a várias personalidades da cultura moçambicana.
Com Lusa