O volume total de prémios emitidos pela ENSA Seguros de Angola situou-se nos 94,4 mil milhões de kwanzas no exercício económico de 2022, influenciado pelo crescimento de 21% do número de apólices activas face ao mesmo período de 2021.
De acordo com um comunicado de imprensa enviado à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o seguro de responsabilidade civil teve um crescimento de 198%, os de danos em coisas cresceu 89%, de acidentes pessoais e viagens 36%, de doenças 14% e o de automóvel 5%.
“Quanto aos custos com sinistros, estes atingiram cerca de 33 mil milhões de kwanzas, traduzindo-se numa sinistralidade de 35%, o que representa uma redução de 5% em relação a 2021. O resultado técnico apurado do seguro directo conheceu um crescimento de 3% face ao ano anterior. O resultado foi de cerca de 9,6 mil milhões de kwanzas”, lê-se no documento.
No que tem que ver com a margem de solvência, terá, segundo a ENSA, superado as expectativas, ao situar-se nos 198%, representado um crescimento de 38 pontos percentuais em relação ao ano de 2021.
O comunicado avança ainda que no quadro das actividades previstas no plano estratégico 2020-2022 realizou-se o lançamento de dois novos produtos, nomeadamente, o seguro de saúde Yami e Auxílio ao Funeral.
Foi também lançada, acrescenta o documento, a App ENSA Seguros – a partir da qual é possível efectuar a compra do seguro automóvel, concluiu-se a constituição do fundo de investimento imobiliário, a construção de uma nova Agência no Lubango e a mudança da sede para novas instalações.