O Africa Investment Forum realizará este ano o “Market Days 2021”, em Abidjan, Côte d’Ivoire, de 1 a 3 de Dezembro. Trata-se de um encontro anual de negócios que apresentará oportunidades de investimento capazes de transformar todo o continente africano, muitos dos quais com potencial para impulsionar a recuperação da pandemia da Covid-19.
Segundo informações divulgadas no website do Africa Development Bank Group, as discussões no Market Days 2021 incidirão em diferentes sectores, nomeadamente o da agricultura e agro-processamento, energia e clima, saúde, TIC e telecomunicações, bem como o da industrialização e comércio. De resto, estes são os sectores priorizados no âmbito da Resposta Unificada do Fórum de Investimento em África à iniciativa Covid-19, lançada em 2020.
“Esperamos receber investidores que se juntem a nós em Abidjan e virtualmente em todo o mundo, para dar o próximo passo no crescimento de África”, disse Akinwumi Adesina, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento.
O website destaca ainda que as sessões da direcção, onde os negócios são finalizados, apresentarão projectos que são liderados por mulheres, inseridas nas indústrias criativas de África, que promovam a sustentabilidade financeira, económica e social.
Para esta terceira edição, os participantes convidados, incluindo investidores, patrocinadores de projectos e tomadores de decisão, serão apresentados a um pipeline de negócios que estão prontos para investimento.
O Market Days 2021 será realizado em um formato híbrido [presencial e online] e reserva sessões de diretoria, onde os negócios serão acordados entre os presentes fisicamente, enquanto os demais participantes poderão fazê-lo virtualmente.
O Fórum foi lançado em 2018 com sete outros parceiros fundadores, designadamente Africa 50, Corporação Financeira da África, Banco Africano de Exportação e Importação, Banco de Desenvolvimento da África Austral, Banco de Comércio e Desenvolvimento, Banco Europeu de Investimento e o Banco Islâmico de Desenvolvimento.