Através do programa Acelera Net, plataforma lançada recentemente em Luanda, os pequenos Provedores de Serviços de Internet (ISP’S) passam a ter mais valências que os vai permitir entrarem no mercado com melhores probabilidades de sucesso, com realce para melhor oferta de serviços de internet fora de Luanda.
Apresentado no dia 19 deste mês, pela Angola Cables, o Acelera Net é um programa inovador destinado aos pequenos ISP’s e visa alavancar o negócio dos provedores, através de treinamento técnico especializado, capacitação em gestão empresarial, disponibilização de acesso a pacotes de financiamento especiais e suavizar o custo da internet e do transporte da mesma até às províncias onde os destinatários têm os seus negócios.
Em entrevista à FORBES, o CEO da Angola Cables, Ângelo Gama, diz tratar-se de um programa que surge para a democratização do serviço de acesso à internet em Angola e impulsionar pequenas e médias empresas digitais que operam no mercado.
“Pretendemos ajudar o pequeno operador a dar início ao seu negócio em Malanje, Uíge, Cuanza Norte e outras províncias onde o acesso a internet ainda é muito difícil e exige muitos custos. Com o Acelera Net todo e qualquer empresário fora de Luanda deixará de ter que se deslocar à capital do país para garantir que os seus clientes possam usufruir destes serviços.
Ângelo Gama, disse ainda que alavancar a economia digital em Angola, através da partilha de conhecimento de modo a possibilitar um ambiente para o surgimento de novos negócios, com vista a contribuir para a criação de riqueza, de emprego e de soluções tecnológicas para o desenvolvimento do país é um dos principais objectivos do Acelera NET.
O programa conta com o apoio do INACOM e do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, provedores angolanos de telecomunicações e de Instituições financeiras como o Banco Angolano de Investimento (BAI).