Um acordo de parceria para a instalação de uma fábrica de hidrogénio verde em Angola foi rubricado esta Terça-feira, 10, entre a petrolífera estatal angolana Sonangol e os grupos alemãs Conjucta GmbH e Gauff GmbH & Co. Engineering Kg, anunciou a multinacional angolana.
Para já, e no quadro do mesmo acordo, já decorrem trabalhos, por via do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol, sobretudo estudos conceptuais e de engenharia, para, segundo a petrolífera, “identificar o local para a instalação da fábrica”.
De acordo com a nota da estatal angolana que dá conta do projecto, a instalação da fábrica para a produção do composto e seus derivados, para o consumo interno e exportação, está inserida na estratégia de transição energéctica da companhia, na busca de recursos energéticos renováveis.
No mesmo comunicado, a Sonangol explica que o hidrogénio verde constitui uma das fontes energécticas mais limpas e a sua produção, por via de electrólise da água, deve ser assegurada por fontes de energias renováveis.
“Devido às suas características geográficas, hipsométrica e abundância de recursos hídricos, Angola destaca-se como um país de alto potencial em fontes de energias renováveis”, destaca a nota.
A fechar o comunicado, a empresa pública angolana não deixou de salientar que, “por meio desta e outras medidas semelhantes, reafirma o seu compromisso com a transição energética, através da implementação de soluções locais para a produção de fontes de energia alternativas que preservem o ambiente”.