Os empresários do Ruanda manifestaram, recentemente, o interesse de investir em novos projectos em Moçambique, sobretudo nos sectores da agro-indústria, produção de chá, café, lacticínios, indústria extractiva, logística, turismo, bem como a importação de produtos diversos.
Numa nota do Ministério da Indústria daquele país, anuncia-se que a vontade foi manifestada, em Kigali, no decurso da 24.ª Edição da Feira Internacional de Comércio de Ruanda, onde Moçambique participou.
No final do encontro, Moçambique foi premiada na categoria de “Melhor País Expositor Estrangeiro”. No evento organizado pelo Private Sector Federation (PSF) em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio daquele País e o Rwanda Development Board (RDB).
No total, mais de 400 expositores oriundos de 15 países fizeram parte da feira que proporcionou oportunidade de interacção por meio de reuniões do tipo “B2B” e “B2C”, com o objectivo de firmar parcerias e explorar novas oportunidades de investimento e negócios face aos efeitos da pandemia da Covid-19.
Na 24.ª Edição da Feira Internacional de Comércio, Moçambique fez a promoção das potencialidades e oportunidades de investimento e das exportações nacionais. A delegação moçambicana foi chefiada pelo director-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), Gil Bires.
Fizeram parte da delegação quadros do Ministério da Indústria e Comércio, através da Direcção Nacional de Indústria, Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos e o Fundo de Investimento e Património para o Abastecimento de Água (FIPAG), diversas empresas que pretendiam explorar oportunidades no mercado do Ruanda, bem como estabelecer parcerias, entre outras entidades.