Mais de 340 milhões de dólares é o valor que a empresa de produção e distribuição de energia, Electricidade de Moçambique (EDM), pretende desembolsar ao longo deste ano para o provimento de novas ligações eléctricas em Moçambique, no âmbito da iniciativa Presidencial denominada “Energia para Todos”.
A informação foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração da empresa Electricidade de Moçambique, Marcelino Alberto, no final de uma visita efectuada à cidade e província de Maputo, para aferir o grau dos preparativos para a quadra festiva.
O projecto “Energia para Todos” é um programa que visa intensificar o acesso à electricidade para mais famílias e empresas, no cumprimento da electrificação universal de Moçambique até 2030, que já beneficiou 303 mil famílias.
O projecto preconiza também a expansão do acesso à energia às áreas periurbanas e rurais em todo país, para ampliação da rede eléctrica nacional.
A EDM, como empresa estatal, foi criada em 1977, dois anos depois da independência de Moçambique, com objectivo de fazer a exploração do serviço público de produção, transporte e distribuição de energia eléctrica.
Fruto do trabalho realizado pela empresa, encontram-se interligadas à Rede Eléctrica Nacional, 151 das 154 sedes distritais existentes no país, estando as restantes três em processo de conclusão.
Desde 2020, através do Programa de Electrificação dos Postos Administrativos, já foram energizados, em todo o País, 32 Postos Administrativos, sendo 26 através da Rede Eléctrica Nacional e 6 por meio de Sistemas Isolados.