A empresa canadiana MTI Energy é, entre as 15, a ‘grande vencedora’ do concurso público “Licitação 2020”, lançado a 30 de Abril deste ano pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) – cujos resultados foram anunciados na passada Sexta-feira, 24, – ao lhe serem atribuídos para prospecção e exploração quatro blocos, incluindo o KON 5, o mais ‘cobiçado’, devido a sua história de produção de petróleo.
A MTI Energy, com sede em Edmonton, capital da província de Alberta (Canadá), é parceira da petrolífera estatal Sonangol P&P, do Grupo Simples e Monka Oil no KON 5, que acolhe dois campos produtores, nomeadamente o Quenguela South e o Mulenvas South.
No seu site, a MTI destaca que terá agora a responsabilidade de operação nos Blocos Congo 5, Kwanza 5, Kwanza 17 e Kwanza 20, sendo ainda parceira no Bloco Kwanza 6. “No CON 5, os seus parceiros incluem dois operadores locais estabelecidos – a Prodoil e Prodiaman – e mais outros dois, a Upite Oil e Servicab. Os intervenientes minoritários da empresa no KON 17 são a empresa americana Júnior Brite’s Oil & Gas e a Mineral One, com sede em Luanda, sendo a Brite’s, com sede em Houston, o único parceiro no KON 20”, lê-se na publicação feita no website da empresa.
A empresa descreve-se como um spin-off da divisão de serviços de perfuração e intervenção de poços Mitey Titan Industries e revela ter desenvolvido sistemas próprios para acelerar o desenvolvimento de campos petrolíferos a custo marginal.
Segundo uma nota de imprensa a que a FORBES teve acesso, a Somoil será a operadora do Bloco Congo 1, a Mineral One do Bloco Congo 6, a Simples Oil do Bloco Kwanza 6, a Alfort Petroleum do Bloco Kwanza 8 e a AIS Angola do Bloco Kwanza 9. Destas empresas, algumas aparecem também na qualidade de parceiras, designadamente a Somoil e a Mineral One. Compõe também os grupos empreiteiros dos blocos agora adjudicados pela ANPG as empresas angolanas Monka Oil, Omega, Prodoil, Prodiam, Upitec, Servicab e a Sonangol Pesquisa & Produção.
De recordar que na passada Sexta-feira a ANPG anunciou serem nove os grupos de empreenteiros vencedores do concurso de concessões para a exploração petrolífera das bacias terrestres do Baixo Congo e do Kwanza. Segundo o comunicado que a FORBES teve acesso, das empresas vencedoras, 12 são angolanas e três estrangeiras, sendo que entre as nacionais, cinco são também operadoras.
O programa “Licitação 2020” visa relançar a exploração e produção de hidrocarbonetos, diminuir o declínio da produção, através do incremento da actividade de exploração e descoberta de novos recursos, estimular a criação local de pequenas e médias empresas petrolíferas, promover a incorporação de mão-de-obra qualificada angolana, bem como fomentar a inovação tecnológica e as boas práticas de governação.