Tendo em conta o “elevado número” de clientes com facturas de energia eléctrica por pagar, o conselho de administração do grupo da Empresa de Produção e Distribuição de Energia e Água, de Cabo Verde, Electra, alerta que efetuará nos próximos tempos a cobrança severa a todos os clientes devedores.
Entre os clientes devedores de energia a água estão grandes clientes, entre empresas públicas e privadas, serviços autónomos de água, indústria, sector hoteleiro, indústria de panificação, supermercados, centros comerciais e oficinas, aos quais será feira a anunciada cobrança severa.
“Está em execução, um plano de acção com medidas severas, direccionadas aos clientes de todas as localidades e de todos os segmentos, a nível nacional, com aviso prévio, a solicitar a regularização da dívida, e pagamento imediato das facturas”, informa a Electra em comunicado.
Apesar disso, a empresa refere ainda no documento que “haverá abertura para negociação da dívida, com assinatura de acordos para amortização das dívidas antigas”, indicando que, em caso de não cumprimento, o recurso será o corte do fornecimento dos serviços.
Na nota citada pela Lusa, a empresa de produção de electricidade (componente cuja privatização foi já anunciada pelo Governo) e água, aponta que as dívidas de clientes registam um valor muito elevado, o que estará a causar “enormes dificuldades” na gestão e sustentabilidade da empresa e de todo o sector energético.