O administrador-executivo da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) de Angola, Eduano Silva, anunciou nesta Terça-feira, 18, que está a ser desenvolvido um novo aplicativo de terminais de pagamento automático denominado “KWIK”.
As declarações foram feitas durante uma conferência de imprensa que serviu para assinalar os 21 anos dos serviços da Rede Multicaixa em Angola, tendo o gestor revelado estarem também outro cinco novos produtos, “que em breve estarão disponíveis”.
Segundo Eduano Silva, o KWIK – Kwanza Instantâneo – servirá para fazer a inclusão financeira das pessoas que não estão ainda bancarizadas no mundo dos pagamentos, ressaltando que já foram feitos vários testes para o novo aplicativo.
“O KWIK também já anunciado no mercado, é uma plataforma de interoperabilidade do sistema de transferências móveis e instantâneas que vai permitir aos clientes de vários prestadores de serviços de pagamento fazer transacções entre si”, acrescentou.
O responsável assegurou que a ferramenta vai trazer para o mercado de pagamentos operadores não bancários, com o objectivo de proporcionar soluções para a população não bancarizada.
Por seu turno, Caniço Joaquim, outro dministrador-executivo da EMIS, fez saber que a Rede Multicaixa processa mais de 120 milhões de operações financeira por mês, num conjunto das 3,1 mil caixas automático e cerca de 150 mil terminais de pagamento automático.
De acordo com Caniço Joaquim, “a EMIS atingiu patamares bem melhores do que certos países da região”, tendo um serviço inovador a nível da rede Multicaixa Express, que foi bem acolhido pela sociedade de modo geral”, alcançado cerca de 750 mil utilizadores.