O Governo moçambicano aprovou esta semana uma resolução que autoriza a empresa pública Electricidade de Moçambique a adquirir 70% da Hidroeclétrica de Mphanda Nkuwa, orçada em 4,5 mil milhões de euros.
“Este é o primeiro passo, em que se autoriza a EDM a adquirir as participações dos outros acionistas, e todos os outros passos vão ocorrer posteriormente”, declarou Filimão Suaze, porta-voz do Conselho de Ministros, em declarações à comunicação social após a 27.ª sessão ordinária órgão, em Maputo.
Espera-se que as garantias de financiamento para construir em Moçambique da Hidroeclétrica de Mphanda Nkuwa, orçada em 4,5 mil milhões de euros, estejam asseguradas até ao final deste ano, disse diretor do gabinete do projeto, Carlos Yum, numa declaração à comunicação social Maio, em Maputo.
“Neste momento, estamos a tratar de matérias específicas das manifestações de interesse de financiamento ao projecto. Podemos dizer que as coisas estão a correr bem”, afirmou Yum, em declarações aos jornalistas, à margem de uma palestra com estudantes da Universidade Pedagógica.
Na altura, Carlos Yum, citado pela Lusa, afirmou que do valor total de cinco mil milhões de dólares necessários para a construção da infra-estrutura, 1,3 mil milhões de dólares serão desembolsados pelo consórcio que vai gerir o empreendimento e o remanescente por instituições financeiras que vão assegurar o “fecho financeiro”, até finais deste ano.
“