O economista guineense, Carlos Lopes, e o ex-futebolista cabo-verdiano, Gelson Fernandes, estão na lista dos “100 africanos mais influentes de 2024” da New African, nas categorias de “Formadores de Opinião” e “Desporto”, anunciou Sexta-feira, 27, a revista.
“A lista reflecte a mudança de tendências e prioridades em África, à medida que o continente enfrenta novos desafios e oportunidades”, e “celebra as realizações e contribuições de africanos, de várias áreas e sectores, que tiveram um impacto positivo no continente e no mundo durante o ano”, contextualizou a revista sediada em Londres, em comunicado.
Foram seleccionados 100 africanos ou afrodescendentes que se destacaram, na opinião da revista, nas categorias de “Política e Serviço Público”, “Negócios”, “Sociedade Civil”, “Ciência e Academia”, “Formadores de Opinião”, “Desporto” e “Criatividade”.
O Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, foi distinguido na categoria de “Política e Serviço Público”.
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, e a vice-presidente para as Finanças e directora Financeira da instituição, Hassatou Diop N’Sele, foram mencionados na categoria de “Negócios”.
Na categoria de “Desporto”, diz a Lusa, surge o ex-futebolista de origem cabo-verdiana Gelson Fernandes, que actualmente ocupa o cargo de director da FIFA para as federações africanas, e a medalhada olímpica argelina Imane Khelif, “cuja medalha de ouro foi uma vitória não só no boxe mas também no preconceito racial”, declarou a revista.