A economia de Moçambique registou um crescimento de 4,5% no segundo trimestre de 2024, alcançando o valor mais elevado do último ano, segundo o relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este aumento representa uma melhoria significativa face ao crescimento de 3,2% observado no primeiro trimestre deste ano.
O relatório revela que o sector primário foi o principal impulsionador deste crescimento, com um aumento de 5,85%. A Indústria de Extração Mineira destacou-se com um impressionante crescimento de 17,48%, enquanto o setor da Pesca registou uma variação mais modesta de 1,61%.
O Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado teve uma variação positiva de 4,5% no segundo trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, acumulando um crescimento total de 3,86% no primeiro semestre do ano.
O setor terciário também contribuiu para o crescimento, com uma variação de 3,61%. Entre os ramos deste setor, a Hotelaria e Restauração registou um aumento de 5,63%, os Serviços financeiros cresceram 4,37%, e os Transportes, Armazenagem, Atividades auxiliares de transportes, e Informação e Comunicações aumentaram 3,50%. O ramo do Comércio e Serviços de Reparação teve um crescimento mais modesto de 2,35%.
De acordo com a Lusa, para o ano de 2024, o Governo prevê que o PIB moçambicano atinja 1,536 biliões de meticais (22.157 milhões de euros), o que representa um aumento percentual de 5,5%.