A DP World, multinacional do sector logístico e portuário, anunciou novos investimentos em Moçambique, onde já opera há mais de 20 anos e está a expandir o porto de Maputo. O presidente da empresa, Ahmed Bin Sulayem, expressou entusiasmo pelo país e pelas cidades circundantes, como Nacala, após uma reunião com o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, em Nova Iorque, no contexto da 79.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Durante a reunião, Ahmed Bin Sulayem destacou que Moçambique se tornou um grande centro de carga, especialmente para países vizinhos, como África do Sul, Zimbábue e Zâmbia. “Estamos a investir na expansão do porto de Maputo, que conta com um investimento de cerca de 600 milhões de dólares apenas nos próximos três anos. Este investimento será muito maior do que o anterior”, afirmou.
Segundo a Lusa, a concessão do porto de Maputo à Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) foi prorrogada até 13 de Abril de 2058, de acordo com uma adenda ao contrato celebrado pelo governo moçambicano em Abril. A MPDC, uma empresa privada que resulta da parceria entre os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e a Portus Indico, está autorizada a realizar investimentos adicionais de 2.060 milhões de dólares na área de concessão portuária.
Osório Lucas, director executivo da MPDC, explicou que a primeira fase do investimento aumentou a capacidade do terminal de contentores de 170.000 para 530.000 contentores em três anos. Além disso, a capacidade do Terminal de Carvão da Matola aumentará de 7 milhões para 12 milhões de toneladas por ano, e a capacidade da carga geral subirá de 10 milhões para 13 milhões de toneladas por ano.
Até 2058, a MPDC prevê um aumento no volume de carga manuseada de 26,7 milhões de toneladas por ano para 50,9 milhões de toneladas. A capacidade também operacional deverá crescer de 37 milhões para 54 milhões de toneladas e a capacidade do terminal de 270.000 para um milhão de contentores. Com a expansão, estima-se que o porto de Maputo crie mais 2.000 postos de trabalho, além dos atuais 10.000 colaboradores diretos e indiretos.