Os donativos internacionais recebidos por Cabo Verde aumentaram quase 260%, no primeiro trimestre do ano, para 4,5 milhões de euros, segundo dados do Ministério das Finanças.
De acordo com um relatório sobre a execução orçamental do primeiro trimestre, essas transferências – que envolvem ajuda alimentar, donativos directos e apoios de Governos ou de organizações internacionais – tinham ascendido a apenas 1,2 milhão de euros no mesmo período de 2022.
Trata-se de um crescimento em 2023 de 258,9% em termos homólogos e uma taxa de execução de 8,2%, tendo em conta os 54 milhões de euros que o Governo de Cabo Verde pretende angariar com estes apoios este ano.
No documento, o Ministério das Finanças justifica este desempenho com o acréscimo das transferências de governos estrangeiros, em 2,8 milhões de euros, nomeadamente pela “entrada da ajuda orçamental do Luxemburgo”, mas também ajuda alimentar e donativos directos, como pelo aumento das transferências de organizações internacionais e nas transferências às administrações públicas.
Segundo a Lusa, estes donativos internacionais recebidos por Cabo Verde caíram praticamente para metade em 2022, para menos de 20 milhões de euros, segundo dados anteriores do Ministério das Finanças.