A dívida pública de Moçambique deverá descer para menos de 100% em 2023, devido à aceleração da economia, maiores receitas do gás e valorização do metical no próximo ano, avança a consultora Fitch Solutions.
“Acreditamos que a dívida pública vá abrandar de 101% do PIB em 2022 para 92,3% em 2023”, escrevem os analistas da consultora, citados pela Lusa.
Numa nota sobre a economia moçambicana, enviada aos investidores, a Fitch escreve que o peso da dívida de Moçambique vai cair gradualmente nos próximos trimestres, devido a melhoria do crescimento económico e ao aumento da receita, particularmente do sector do gás, o que limita as necessidades de financiamento.
Para além da aceleração da economia, acrescentam os analistas, a apreciação de 3,1% do metical prevista para 2023, para 61,94 meticais por dólar, também sustenta o declínio do rácio da dívida face ao PIB.
A Fitch Solutions antevê que o défice orçamental vá melhorar de 3,9% este ano para 2,5% no próximo ano, essencialmente graças às receitas de exportação do gás. A previsão para o crescimento da economia de Moçambique é de 5,3% este ano e 6,5% no próximo ano.