O Estado angolano tem uma dívida de 903 milhões de dólares para com os países de língua portuguesa, como indicam os dados do “stock da dívida externa” a que a FORBES ÁFRICA LUSOFONA teve acesso.
São três os lusófonos aos quais Angola deve, mostram os dados, sendo que Portugal é o maior credor, com um crédito a favor que ronda os 876 milhões de dólares, seguido de São Tomé e Príncipe, a quem Angola deve 23,9 milhões de dólares, como mostram os dados.
Acresce a isso que Angola deve 2,5 milhões de dólares ao Brasil, como mostram os dados a que a FORBES teve acesso.
Fica assim evidente a fraca troca comercial entre Angola os países de línguas portuguesas, já que, contas feitas, a dívida de Angola aos países de língua portuguesa representa 1,8% do total da dívida angolana, que se posiciona nos 49,6 mil milhões de dólares, conforme os dados relativos a dívida externa.
