O modelo de financiamento do desporto angolano deve ser repensado, “por estar falido”, defendeu nesta Sexta-feira, 30 de Junho, o presidente do clube Wiliete Sport de Benguela, Wilson Faria.
Intervindo na 3ª edição da Conferência de Negócios Desportivos Angolanos (CONFENDA), o dirigente desportivo referiu que por conta do actual modelo, “recentemente, todos os desportistas a nível nacional receberam um certificado de incompetência do Presidente da República, João Lourenço, quando disse que não percebe como é que o desporto noutras latitudes dá alguma receita e em Angola não dá”.
Segundo Wilson Faria, há várias formas de se conseguir financiamento, tendo apontando a aposta no marketing desportivo e promoção de marcas como algumas das vias. “O desporto, em função do elevado número de telespectadores que envolve, é um vector para associar várias marcas, algo que, infelizmente, fazemos pouco cá no país. Se fazemos, fazemos mal”, disse.
O presidente do Wiliete Sport de Benguela advoga coparticipação mais activa dos sócios no financiamento dos clubes.
“Nós temos que começar a pensar diferente. Não existe clube no mundo que não vive da quotização. Temos que também encontrar metodologia e formas de financiar o futebol ou desporto, por via das vendas do mercado desportivo e cultivar o hábito de pagar para temos acesso aos estádios”, sugeriu, sublinhando que para que o futebol, em particular, seja um produto “vendável”, deve haver mudança de mentalidade.
Por sua vez, o presidente do Petro de Luanda, Tomás Faria, disse que, a nível o seu clube, mudou a estrutura para deixar de estar apenas focado ao desporto, inclinando-se ao negócio, visando a geração de novas formas de arrecadação de receitas.
Tomás Faria defende haver necessidade de se agregar mais valores aos parceiros para que ganhem mais dinheiro para depois repartir com os clubes. “Precisamos ter uma boa equipa que participa naquelas competições que dão uma remuneração. Estamos a falar em fase de grupos da Liga dos Campeões e da Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF)”, rematou.
A Conferência de Negócios Desportivos Angolano – CONFENDA, que opera como o principal evento nacional voltado para o ecossistema desportivo, decorre, em Luanda, de 30 de Junho a 01 de Julho, sob o lema “Desporto é Negócio”.