A vontade de empreender surgiu muito cedo em Afonso Khossa, dada a necessidade que teve em sustentar a família e custear os seus estudos. Foi aos 14 anos de idade que o hoje fundador e CEO da High Mastery Academy – empresa de consultoria e treinamento empresarial e que se dedica também à organização de eventos corporativos em Moçambique e em outros países – começou a vender brincos nas ruas de Maputo.
Com apenas 800 meticais (12 dólares), Afonso Khossa, actualmente com 28 anos de idade, comprou dez pares de brincos para a revenda e começou o seu próprio negócio, que conciliou com a formação académica. Enquanto comercializava os brincos no período da manhã, de tarde não abdicava de ir à escola. De dez pares de brincos, passou para 30 pares.
Mas vender na rua não era bem o sonho do empreendedor. A medida que o negócio ambulante foi crescendo, Afonso optou por arrendar uma montra (barraca) onde passou a vender os brincos, mas, infelizmente, não foi bem-sucedido, na medida em que o volume de vendas passou a ser reduzido, comparativamente ao período que comercializava os artigos nas ruas.
Foi assim que, depois de algum tempo, arrendou um contentor numa área bem localizada de Maputo. Além de brincos, Khossa passou também a vender roupas para crianças provenientes da Tailândia e alguns produtos de beleza para mulheres, o que aumentou significativamente a sua facturação, levando-lhe à abertura da primeira loja aos 18 anos de idade.
“Graças a esse negócio consegui pagar a minha faculdade e a renda da casa onde passei a morar, pois a localização da escola que frequentava fez-me sair muito cedo da casa dos meus pais”, recorda o empreendedor que é também CEO da Impíricus Investimentos, empresa de micro-crédito que apoia micro–empreendedores, funcionários públicos e privados.
Os negócios corriam na perfeição, gerando bons lucros, mas o jovem empreendedor tinha dificuldade em gerir o dinheiro. Para complicar, no final de 2015, foi surpreendido pelos meliantes que assaltaram a sua loja e roubaram tudo que lá havia na loja. Apercebendo-se que lhe restavam apenas 300 meticais (4 dólares) na sua conta bancaria, desesperado, Afonso caiu em depressão, mas não desistiu.
Dar a volta por cima
Passado algum tempo, a convite de um amigo que tinha um negócio na África do Sul, Afonso Khossa foi com ele trabalhar e em poucos meses conseguiu juntar dinheiro, tendo regressado, em 2016, à Moçambique para voltar a empreender.
Já no seu país natal [Moçambique], Afonso assina contratos com algumas empresas de telefonia móvel como a Vodacom, Mcel, Tmcel e, mais tarde, com a Movitel. A luz dos contratos, passou a ser distribuidor autorizado de recarregas destas empresas e dava stock aos revendedores.
Com o novo negócio, o jovem empreendedor passou a facturar em média 100 mil (1.584 dólares) a 200 mil meticais (3.168 dólares) por dia. Para resolver o velho problema de gestão das finanças, recorreu a um coach que lhe ajudou a alinhar os seus objectivos e metas de vida.
“Fiz vários cursos de autoajuda, desde self coach, business & executive coach, outros cursos de liderança e cultura organizacional, gestão de negócios e finanças pessoais”, conta.
Com isso, passou a obter bons resultados nos negócios e outros empreendedores começaram a recorrer a si solicitando orientação na busca prosperidade nos projectos. Juntando o útil ao agradável, Afonso investiu 300 mil meticais (4.752 dólares) na High Mastery Academy, empresa de consultoria e treinamento empresarial. No mercado há quatro anos, a instituição já juntou presencialmente cerca de 10 mil empresários e executivos de mais de 10 países.
A academia ministra vários cursos de liderança como o Personal Mastery, Women In Leadership Live 2 Lea, Maestria Empresarial e o High Mastery Experience, uma conferência internacional de liderança que acontece anualmente em Maputo e Luanda, em que participam gestores de topo, à semelhança do Mozambique CEO Summit, que arranca nesta Quinta-feira, 24.
Em Maputo, o evento vai juntar empresários e líderes de diversas empresas. O Mozambique CEO Summit é o maior evento de negócios que acontece em Moçambique, conectando executivos de C-Level e líderes das organizações para compartilharem ferramentas práticas do desenvolvimento de negócios e investimentos, explorarem novas ideias, oportunidades e criarem relacionamentos entre executivos.
A decorrer no formato híbrido (presencial e virtual), a conferência vai reunir, além de 20 oradores e especialistas nacionais e internacionais, 1.000 participantes e mais de 200 empresas.