Os portugueses de outros séculos nunca iriam acreditar, mas a verdade é que foi uma invasão que veio ajudar o país a recuperar da maior crise económica da sua história. Desta vez não são só os romanos, ou só os espanhóis. São uma mistura de nacionalidades que vieram, de carteira cheia, alimentar sectores como o turismo e o imobiliário, por exemplo.
A provar esta invasão estão, entre outros, os dados publicados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) referentes ao primeiro trimestre do ano que revelam que passaram 93,7 mil passageiros por dia no conjunto dos cinco maiores aeroportos nacionais. Este é um cenário que não agrada a todos os portugueses, mas é indiscutível o efeito que está a ter na economia: com a chegada dos turistas aumentaram as receitas, as vagas de trabalho e a criação de negócios. As ruas estão cheias, mas Portugal consegue assim regressar ao período pré-Troika.
Caso ainda restem dúvidas, pode dar um passeio pelo centro de Lisboa ou do Porto ou consultar todos os números da invasão a Portugal pelo ar, terra e mar que estão disponíveis na edição de Outubro da FORBES.