David Pina não foi feliz no combate desta tarde frente ao pugilista do Uzbequistão, medalha de ouro dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Apesar da derrota, David escreveu uma página na história do desporto cabo-verdiano ao tornar-se no primeiro atleta a vencer uma medalha olímpica.
David Pina, nasceu no concelho de Santa Cruz, ilha de Santiago e começou a praticar boxe aos 15 anos. Esta é a sua segunda participação olímpica, uma vez que o pugilista esteve presente nos Jogos de Tóquio 2020, sem ter, porém, vencido nenhum combate na altura.
Atualmente com 27 anos David apurou-se para os Jogos Olímpicos de Paris na última janela de qualificação em Bangkok onde venceu 4 combates e se sagrou campeão do torneio.
A caminhada do pugilista na modalidade não tem sido fácil, David Pina chegou a pensar em desistir, devido à falta de apoios e dificuldades financeiras. A treinar e viver em Portugal, o atleta teve mesmo de trabalhar na construção civil.
Para cumprir o sonho olímpico e conseguir estar presente o torneio de qualificação na Tailândia, David Pina abriu uma plataforma de crowfunding onde recolheu o apoio financeiro necessário.
Hoje, David Pina levantou a bandeira do seu país na maior competição desportiva do Mundo e sai de Paris com a primeira medalha olímpica da história de Cabo Verde.