Ilha do Maio, Ilha de São Nicolau e Ilha Brava são as ilhas que beneficiam de um desconto de 40% na aquisição das passagens aéreas. Este desconto excecional, advém de um acordo entre o Governo de Cabo Verde e a Cabo Verde Airlines e tem como objetivo combater a insularidade e o isolamento de ilhas com menos fluxo de transportes e pessoas.
A tarifa reduzida entrou em vigor há sensivelmente um mês e aplica-se em voos domésticos para as ilhas do Maio e de São Nicolau. No caso da Brava, que não tem aeroporto, a tarifa é aplicada sobre as passagens aéreas para a Ilha do Fogo, desde que o passageiro comprove a aquisição de um bilhete de barco entro o Fogo e a Brava.
A diferença entre o valor das tarifas e o custo final será suportada pelo Orçamento do Estado. O Governo assume a insularidade de Cabo Verde e a necessidade de comparticipar algumas rotas menos rentáveis.
Com esta iniciativa os voos de e para a Ilha do Maio passam a ter um preço de referência a partir dos 35 € e para São Nicolau 49 €.
A nova tarifa com desconto está em vigor há cerca de 3 semanas.
Entretanto, foi anunciada a criação da nova companhia aérea que irá operar os voos nacionais. A companhia chama-se Linhas Aéreas de Cabo Verde é maioritariamente detida pelo Estado e permitirá, assim, separar a operação internacional da doméstica, ainda que a nova empresa continue a operar com meios da Cabo Verde Airlines nesta fase.