A escritora angolana, Cremilda de Lima, lança neste Sábado, 28, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, a sua mais recente obra literária, intitulada “O reencontro e o calor do coração na magia das mãos”.
Trata-se de um livro infanto-juvenil com a ilustração de Altino Chindele e é a nova proposta de Cremilda de Lima, que aparece com o objectivo de continuar a contribuir para o crescimento da literatura infanto-juvenil em Angola, e através da mesma ajudar na formação do leitor.
“É uma estória encantadora, capaz de despertar o interesse de qualquer um. Por isso, desejo muito compartilhá-la, sobretudo com as crianças”, sublinhou a escritora.
Cremilda de Lima reconhece a importância da leitura, principalmente na vida das crianças e jovens, por isso apela constantemente à necessidade dos pais e encarregados de educação cultivarem o hábito de leitura nos filhos.
“O contacto com a literatura infanto-juvenil incentiva a uma maior aptidão para a aprendizagem, estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos”, disse.
Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima, mais conhecida por Cremilda Lima, é uma autora de literatura infanto-juvenil angolana, que nasceu a 25 de Março de 1940. Após concluir os estudos, frequentou diversos cursos de formação de professores entre 1962 e 1963, no Bié, e em Luanda entre 1963 e 1964.
Professora empenhada em várias fases do processo de ensino em Angola, como escritora foi nomeada para o Prémio Memorial Astrid Lindgren duas vezes (em 2008 e 2009). O prémio é uma iniciativa do Governo sueco e é atribuído como condição pelo mérito distinto na literatura infanto-juvenil.