O crédito dos bancos moçambicanos à economia aumentou 4% desde o início do ano, terminando em Julho nos 288.235 milhões de meticais (4.209 milhões de euros), segundo dados do Banco de Moçambique (BM).
Um relatório estatístico de Setembro do banco central moçambicano refere que o crédito à economia situava-se no final de Dezembro passado em 276.943 milhões de meticais (4.044 milhões de euros).
Do total conhecido até final de Julho, o crédito às empresas privadas cresceu 2,5% desde o início do ano, para 134.118 milhões de meticais (1.958 milhões de euros). Segundo o mesmo relatório, citado pela Lusa, o crédito líquido ao Governo caiu 11,5% desde o início do ano, para 155.105 milhões de meticais (2.265 milhões de euros) em Julho.
O documento indica ainda que os depósitos nos bancos moçambicanos caíram 1% desde Janeiro deste ano, para cerca de 578.358 milhões de meticais (8.445 milhões de euros) em Julho.
No total 15 bancos comerciais e 12 microbancos, além de cooperativas de crédito e organizações de poupança e crédito estão autorizadas a funcionar em Moçambique.