A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) promove nesta Segunda-feira, 23 em Nova Iorque, um “almoço-encontro” para analisar os recentes acontecimentos político-diplomáticos nos Estados-membros e discutir os principais assuntos internacionais. Este encontro ocorre à margem da Assembleia Geral da ONU e visa também fazer um balanço do ano da presidência são-tomense da comunidade.
Diferentemente das reuniões regulares de ministros dos Estrangeiros, a presidência são-tomense decidiu convocar uma cimeira informal de chefes de Estado e de Governo dos nove países, com o objectivo de definir o local da próxima cimeira, que será realizada em 2025 na Guiné- Bissau.
A situação política na Guiné-Bissau, onde o presidente Umaro Sissoco Embaló dissolveu o parlamento em dezembro de 2023, poderá influenciar a decisão sobre a cimeira. O encontro em Nova Iorque contará com a presença de líderes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, entre outros, e será representado por Portugal através do ministro Paulo Rangel.