A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em parceria com A Livraria & Mondolibro, organizou, recentemente, pela primeira vez na Embaixada do Brasil, em Berlim, uma feira do livro com mais de 400 títulos à disposição, incluindo traduzidos em alemão.
“É a primeira e vamos dar continuidade a este formato porque ‘A Livraria’ não é exclusivamente brasileira ou portuguesa (…) Este ano foi feita de uma forma um pouco improvisada, mais assente na boa vontade do que propriamente num trabalho projectado. Este é o pontapé de saída para no próximo ano fazermos uma coisa mais estruturada”, disse Edney Meirelles, dono d’A Livraria & Mondolibro.
A feira conjunta contou com livros nas versões originais e traduções para o alemão de autores de língua portuguesa. Obras de autores como Lídia Jorge, António Lobo Antunes, João Tordo, José Eduardo Agualusa, Mia Couto, Pepetela ou Machado de Assis vão ocuparam as prateleiras durante cinco dias.
“Já fazia há sete anos na embaixada do Brasil com livros de autores brasileiros. Portugal também fazia uma semelhante (…) Pensámos, porque não juntar todas as embaixadas dos países da CPLP e fazer uma feira do livro, este ano na embaixada do Brasil e no próximo na embaixada de Angola. A ideia é ir rodando e representando os países de língua portuguesa”, revelou, Edney Meirelles.
A feira do livro de língua portuguesa, segundo a Lusa, disponibilizou para venda obras originais em português e traduções em alemão de autores e autoras dos países de língua portuguesa.
*Napiri Lufánia