Luanda acolhe, desde Terça-feira, 18, a Conferência Internacional sobre Arquivos Históricos dos Estados da CPLP 2024, com foco no reforço das políticas públicas para a preservação e sustentabilidade dos arquivos históricos nacionais. João Ima-Panzo, diretor da Ação Cultural e Língua Portuguesa do secretariado executivo da CPLP, abriu o evento destacando a necessidade urgente de melhorar as políticas públicas nesta área.
Na sua intervenção, Ima-Panzo sublinhou que os desafios incluem não só a necessidade de políticas públicas mais robustas, mas também o funcionamento eficaz dos arquivos nacionais e a captação de recursos financeiros e humanos. O diretor acredita que a conferência fornecerá dados precisos sobre o estado e a qualidade dos arquivos nos países membros.
“A realização desta conferência é um passo decisivo na consolidação da cooperação e gestão dos arquivos históricos da CPLP, refletindo a vontade comum de proteger a memória coletiva”, afirmou Ima-Panzo, que falou em nome do secretário executivo da CPLP.
Maria da Piedade de Jesus, secretária do Estado da Cultura de Angola, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da cooperação e integração entre os países da CPLP. Ela frisou a necessidade de políticas públicas sustentáveis que envolvam gestão, acessibilidade, digitalização e documentação dos arquivos, além da valorização do capital humano.
Jorge Soares Cristóvão, secretário de Estado de Arte e Cultura de Timor-Leste, recentemente a conferência uma oportunidade para reforçar os laços históricos e culturais entre os países da CPLP e promover intercâmbio de programas culturais e artísticos.
Com o lema “Arquivos Históricos e Sustentabilidade: Políticas Públicas na CPLP”, a conferência decorre até Quinta-feira no auditório do Arquivo Nacional de Angola, em Luanda.