O indicador de confiança dos consumidores mostra que os consumidores esperam por um aumento dos preços dos bens e serviços nos próximos 12 meses, como indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística.
Um amento que conforme os mesmos, vai manter a senda, já que, nos últimos 12 meses, acreditam ter aumentado o nível de desemprego e dos preços dos bens e serviços.
Os dados do INE indicam ainda que os consumidores afirmaram também, ter piorado a situação económica das famílias e do país.
Em linhas gerais, os dados indicam que manteve-se a tendência descendente no mês de Maio.
Uma tendência que não vem agora, já que os indicadores de confiança registam queda nos últimos quatro trimestres consecutivos, como evidenciam os dados do Instituto Nacional de Estatística.
A redução das expectativas sobre a situação financeira das famílias, situação económica do país e o aumento dos níveis de desemprego que perspectivam nos próximos 12 meses, estiveram na base da baixa expectativa dos consumidores. A situação económica actual das famílias também influenciou negativamente nas expectativas das famílias.
Na opinião dos consumidores, nos últimos 12 meses aumentou, o nível de desemprego e dos preços dos bens e serviços, os consumidores afirmaram também, ter piorado a situação económica das famílias e do país. Os mesmos, esperam aumentar os preços dos bens e serviços nos próximos 12 meses.