A construtora angolana Griner pretende adquirir a empresa portuguesa SETH, que opera em Moçambique, segundo uma notificação da Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) moçambicana.
“A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Griner Engenharia, SA (Griner), de controlo exclusivo sobre a Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, SA (SETH)”, refere o aviso da ARC, publicado nesta Segunda-feira, 11.
A operação, indica a ARC, envolve a Griner, empresa constituída ao abrigo do direito da República de Angola, a operar no ramo da construção civil e obras públicas em Angola, Cabo Verde, Gana e Portugal e controlada pela Griner SGPS, SA.
O objectivo é a aquisição da SETH, empresa de direito português que se dedica a trabalhos de construção de edifícios e infra-estruturas nos sectores das obras marítimas e portuárias, de geotecnia e fundações, e de transporte e distribuição de energia.
“Em Moçambique, a SETH dedica-se à execução de projectos de transporte e distribuição de energia, maioritariamente de média e alta tensão”, explica a ARC.
O processo de aquisição da SETH pela Griner, avança a Lusa, está em consulta pública pela ARC, por se tratar de uma concentração de empresas, durante 15 dias a partir desta Segunda-feira. No entanto, não são adiantados valores deste negócio no aviso da Autoridade Reguladora da Concorrência moçambicana.