O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decide, “em definitivo”, esta Sexta-feira onde será a próxima cimeira de Chefes de Estado e de Governo, disse o Secretário Executivo da organização, Zacarias da Costa.
A propósito desta reunião, marcada para 19 de Julho em São Tomé e Príncipe, Zacarias da Costa disse que “em princípio” espera que seja em Bissau, porque na última cimeira se estabeleceu que a próxima presidência é da Guiné-Bissau, mas será nesta reunião que os chefes de diplomacia terão de “colocar no papel, preto no branco” o local onde vai realizar-se.
“Não sairá uma data, mas certamente que teremos de ter a certeza onde será a próxima reunião ordinária do Conselho de Ministros, que se realiza (…) na mesma altura da cimeira”, afirmou Zacarias da Costa, questionado se há dúvidas de que esta se realize na Guiné-Bissau.
“Eu assumo que a decisão já foi tomada e que será na Guiné-Bissau, a não ser que os Estados-membros pensem, enfim, o contrário”, referiu, citado pela Lusa.
Esta reunião de Sexta-feira é “muito esperada”, referiu o Secretário Executivo da CPLP, até porque vai ocorrer quase um ano antes da altura em que a próxima presidência deverá suceder à de São Tomé e Príncipe, a actual.