A história da agradável e duradoura fragrância de aroma remonta às antigas civilizações do Oriente Médio, especialmente o Antigo Egipto. Por volta de 2 000 a.c., os primeiros usuários foram os faraós e os membros importantes da corte, logo, o uso do perfume se difundiu, trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.
Nos tempos de hoje, é incomum um ser humano não se perfumar, seja através de métodos rudimentares ou os mais convencionais. Dentro desse enorme mercado, existem infinitas variações de aromas, intensidades, embalagens e, claro, preços – desde fragrâncias falsificadas às importadas, águas de colônia, body splashs, eau de toilette e eau de parfums, sendo que os valores podem divergir muito entre si.
Mas existe uma categoria para poucos: os perfumes ultra-luxuosos, cujas cifras podem chegar a seis dígitos. Em 2020, o sector de perfumes a nível mundial foi estimado em 32,8 mil milhões de dólares pela Research and Markets, empresa de pesquisa de mercado.
Para atingir preços tão exorbitantes, alguns factores entram na conta. Um dos principais são os ingredientes, em sua maioriafragrâncias naturais mais raras ou difíceis de produzir, que podem custar uma verdadeira fortuna por uma pequena quantidade ou até serem mais caras que ouro, como é o caso do óleo oud, cujo preço de venda pode chegar a 80 mil dólares por litro.
Outro aroma que demanda muito trabalho para ser feito é oóleo essencial de rosa, por exemplo: são necessários 11 quilos de pétalas para produzir só 5 ml do óleo e um litro dele pode ser encontrado em algumas regiões do mundo a um preço superior a 28 mil dólares.
Para além do cheiro, outra coisa em comum entre os perfumes mais caros do mundo são os seus frascos e embalagens – um espetáculo à parte. Grifes exclusivas – cujos nomes já agregam custo ao produto final – não raramente apostam em recipientes repletos de cristais, diamantes e pedras preciosas para criar perfumes que podem ser verdadeiras joias.
Nesse universo, a FORBES seleccionou dez perfumes que estão entre os mais caros do mundo:
1º Imperial Majesty – Clive Christian, comercializado por 215 mil dólares.
2º Coromandel And Maisons D’art Coffret – Chanel, ao preço de 10 mil dólares
3º Bond St. Swarovski 3-Piece Perfume Box Set – Bond No.9 New York: vendido por 8 mil dólares
4º Parfum Les Grands Extraits Flacon – Chanel: vendido por 6,1 mil dólares
5º Les Exclusifs de Chanel Parfum Grand Extrait Chanel – 3,8 mil dólares
6º Roja Haute Luxe – Roja Parfums – 3,5 mil dólares
7º Amorem Rose Parfum – Shalini Parfum: 3 mil dólares
8º Chypré Extraordinaire – Roja Parfums: 2 mil euros
9º Lalique by Lalique Crystal Collectible Bottle “Pivoine” 2021 – Lalique: vendida por 1,8 mil dólares
10º Lady Caron Edição Limitada Baccarat – Caron: comercializada por 1,4 mil dólares