A Pumangol, empresa angolana que faz parte do universo da multinacional Puma Energy, lançou, no dia 16 de Novembro de 2020, o aplicativo denominado PRIS exclusivamente para o mercado angolano.
O aplicativo possibilita acumular pontos cada vez que o cliente abastece a viatura e estes pontos depois podem ser usados para obter descontos nos próximos abastecimentos e nas lojas de conveniência dos postos da Pumangol.
Para além da app, a empresa disponibilizou também os cartões de descontos PRIS, para facilitar clientes da Pumangol que não fazem o uso de smartphone. Para ter o cartão PRIS basta apresentar o Bilhete de Identidade, número de telefone ou o Número de Identificação Fiscal.
Em exclusivo à FORBES, o responsável do departamento de meios e pagamentos da Pumangol, Cláudio Silva, avança que o aplicativo, que se encontra neste momento ainda numa fase promocional, já tem mais de 1000 subscritores, sendo que a meta é atingir 350 mil usuários até final do ano em curso.
“A nossa meta é chegar até aos 350 mil subscritores até final de 2021, mas, a julgar pelas vantagens que oferece e número de subscritores que temos hoje, pensamos que iremos alcançar a meta daqui há três meses, uma vez que até final de Fevereiro atingimos 1000 membros”, calcula Cláudio Silva.
O download da app pode ser feito na Play Store ou na Aple Store. Já o cartão pode ser obtido, a custo zero, em todos os postos de abastecimento da Pumangol, assim como nas próprias lojas de conveniência da empresa.
Com presença em 47 países, Angola é neste momento o primeiro a beneficiar da tecnologia PRIS, e isso foi possível, de acordo com o gestor, tendo em conta a capacidade criativa da equipa local e também os meios tecnológicos que Angola dispõe.
Segundo Cláudio Silva, está igualmente em curso algumas parcerias com as empresas Tupuca e T´ Leva, bem como com algumas seguradoras, instituições bancárias e agências de viagens para permitir que os clientes ganhem descontos através do cartão e da plataforma PRIS.
“Neste momento já temos duas parcerias em carteira, com a Tupuca e a T` Leva, pelo que, nessas duas empresas, as operações serão feitas apenas a partir do aplicativo”, garante.
Para Cláudio Silva, a plataforma PRIS surge também como uma oportunidade de incentivar as pessoas a migrarem para os smartphones, tornando, desta forma, as operações mais fáceis de se realizarem.
Investidos mais de 400 milhões de dólares em cinco anos
A Pumangol terá investido 445 milhões de dólares de 2013 a 2017 na construção de um polo de importação de combustíveis de classe mundial com capacidade para armazenar 276 mil metros cúbicos. Conta também com 16 ilhas para abastecer camiões pipa de gasolina, gasóleo e JET. As ilhas são capazes de processarem 10 milhões de metros cúbicos por ano. Para que tudo isso seja possível, a Pumangol construiu também dois cais que permitem atracar navios de 5.000 a 50.000 DWT que podem carregar 3,2 e 7,2 milhões de metros cúbicos de combustíveis por ano.