Os Chefes de Estado e de Governos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) reúnem-se nesta Terça-feira, em conferência virtual, para, dentre outros assuntos, apreciarem a resolução, a ser apresentada no certame, que formaliza a adesão da República de Timor Leste a membro observador.
A vídeo-conferência, que acontece no âmbito do Fórum PALOP, vai igualmente analisar uma outra resolução que torna a República da Guiné Equatorial membro de pleno direito do Fórum PALOP. A antiga colónia espanhola aderiu à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2014.
Uma nota da Casa Civil do Presidente angolano indica que a reunião de alto nível junta os Presidentes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.
Criado em Luanda, a 30 de Junho de 2014, o Fórum PALOP – um mecanismo de concertação daquela comunidade de nações – é até a data liderado por Angola, que na cimeira desta Terça-feira será substituída na presidência rotativa pela República de Cabo Verde.