A Angola Oil & Gas 2024, da responsabilidade da Energy Capital & Power, vai organizar em Houston (EUA), no próximo dia 19 de Março, um evento de networking, em colaboração com a concessionária nacional, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), no decorrer da edição deste ano da CERAWeek.
No encontro, dedicado ao tema “Transição Energética Multidimensional: Mercados, Clima, Tecnologia e Geopolítica”, pretende-se que os oradores destaquem as diferentes oportunidades que o sector dos petróleo, gás e biocombustível, assim como toda a sua cadeia de valor, continuam a oferecer aos investidores que se interessam por Angola, especialmente nas áreas de exploração e distribuição.
Num comunicado a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, a Energy Capital & Power lembra que o país pretende aumentar a sua produção petrolífera para 1,18 milhões de barris por dia (bpd) ainda este ano, e de, a médio e longo prazo, retomar os cerca de 2 milhões de bpd já produzidos no passado, com as novas explorações que se preveem arrancar em breve, na sequência das licitações feitas desde 2019.
Recentemente, recorda ainda a nota, Angola concluiu mais uma ronda de licitações petrolíferas, na qual 12 blocos foram licitados nas bacias do Congo e do Kwanza, estando prevista a próxima ronda no ano 2025.
“As reservas de petróleo comprovadas de Angola estão estimadas em 9 mil milhões de barris de petróleo e em 11 triliões de pés cúbicos de gás, respectivamente. Apesar de representar um mercado de hidrocarbonetos largamente estabelecido – produzindo acima de um milhão de bpd em média – o país só agora começou a desbloquear todo o seu potencial de recursos de petrolíferos e de gás, evidenciando oportunidades lucrativas para os investidores americanos. O país oferece perspectivas de investimento em petróleo em onshore e offshore, bem como oportunidades emergentes na exploração de gás e LNG”, lê-se no documento.
A Energy Capital & Power assegura que a companhia Corcel revelou em Dezembro de 2023, resultados recentes de uma perfuração positiva no KON-11 na Bacia do Kwanza, que indicam um forte regresso da produção de petróleo em terra no país.
Recorde-se que Angola vai acolher de 02 a 03 de Outubro do ano em curso a 4ª edição da Conferência e Exposição Oil & Gas 2024, “com o objectivo de proporcionar uma plataforma única para aprimorar a presença corporativa no mercado de energia africano em rápido crescimento, permitindo que deixe um impacto duradouro e estabeleça a sua marca como um player chave na indústria”, conclui o comunicado.