A temática abordada nos dois dias da 1ª conferência sobre “o capital humano no centro da transformação digital” despertou o país para a necessidade de se tratar a digitalização das empresas de uma forma mais profissional e consciente, conclui Miguel Oliveira, CEO da Jobartis, empresa co-promotora do evento.
De acordo com o responsável, o certame que decorreu nos dias 18 e 19, em Luanda, mostrou todas as dimensões que envolvem a vertente da transformação digital, a dimensão humana na área da gestão de recursos humanos, a direção da liderança e da tecnologia, mostrando as profissões emergentes que são cada vez mais necessárias dentro das empresas, bem como os parceiros tecnológicos com os quais as empresas têm de se habituar a trabalhar.
“Estamos diante de um mundo novo, que já começou há algum tempo, mas que temos todos de correr atrás e ultrapassar as dificuldades que temos aqui no nosso país, para estarmos sempre no comboio da frente”, refere.
O membro da organização, embalado pelo “sucesso” da primeira edição da conferência, anunciou a realização do próximo evento para dentro de três ou quatro meses. “Temos muitas empresas interessadas em fazer parte do evento, com vontade de partilharem as suas experiências na digitalização dos processos”, diz.
Miguel Oliveira confirmou que o próximo evento vai culminar com uma gala de entrega de prémios às empresas que mais se têm destacado na transformação digital, tendo apelado a participação de organizações de outros sectores de actividade.
A 1ª conferência sobre o capital humano e a transformação digital, que decorreu no sistema híbrido (online e presencial), nos dois dias, contou com a presença física de 70 participantes. Pela plataforma Zoom participaram 230 pessoas, 177 visualizaram pelo YouTube, enquanto outra 1.420 assistiram pela rede social Facebook, que alcançou 6.491 pessoas.
O CEO da Jobartis considera que o evento evidenciou a importância da envolvência do capital humano na implementação de projectos de transformação digital nas organizações, com a apresentação de casos reais de organizações que estão a conduzir, com sucesso, este processo, “tendo, por isso, cumprido com o objectivo”.
O encontro, co-organizado pelas empresas Tech21 Africa, Jobartis e Africa Talents, com o patrocínio da Pumangol, MS Telecom e PDA International, abordou três temas, nomeadamente “Desmistificando a Transformação Digital”, “O Capital Humano no centro da Transformação Digital” e “Transformação digital na prática: Ferramentas e casos de sucesso”.
Em vários painéis, os participantes debateram igualmente os subtemas, transformação digital e o seu impacto nas organizações, tecnologias emergentes e o surgimento de novas profissões, impacto das tecnologias emergentes nos processos de RH, cultura organizacional como chave para a transformação digital, gestão da mudança organizacional em projectos de transformação digital, bem como a reinvenção do papel do RH e a gestão de talentos na era digital.