A União Nacional dos Trabalhadores Angolanos – Confederação Sindical (UNTA-CS) anunciou que está em preparação um caderno reivindicativo a propor ao Governo, em que se reivindica a baixa dos níveis da inflação ou aumento do salário, devido ao agravamento da situação socioeconómica e salarial.
O secretário-geral da UNTA, José Laurindo, citou, em conferência de imprensa, vários aspectos que afectam a vida dos trabalhadores nos últimos anos, principalmente o que está em curso, marcado por um “cenário que não é saudável”.
Segundo José Laurindo, a prioridade é o diálogo com o Governo, “mas se esse diálogo for de surdos, naturalmente pode redundar em greves, a última arma que o trabalhador tem para se defender”.
“Aquilo que nós estamos a assistir não tem comparação possível na história de Angola. Os salários perderam totalmente o seu valor em função da elevada inflação que se regista”
“Nós temos estado a acautelar e a ponderar positivamente os efeitos de uma greve, mas estamos numa situação em que as coisas estão insustentáveis”, referiu, reiterando que não é desejo da UNTA que haja paralisação, “mas pode ser inevitável”, lembrando que todos os sectores ministeriais têm muitas dificuldades.
O líder sindical frisou que a vida dos trabalhadores angolanos está a ser afectada pelas consequências da inflação galopante, o acentuado desemprego, a lenta recuperação de empregos, a redução do nível de rendimentos real das famílias, o elevado custo das divisas, a desaceleração da actividade económica, a fragilidade fiscal que o país regista, que são “efeitos de políticas públicas não muito bem concebidas pelo executivo angolano”.
Para exemplificar a situação, José Laurindo contou que apenas a nível da UNTA-CS existem acima de 30 cadernos reivindicativos, porque não há diálogo efectivo em vários departamentos ministeriais.
“Aquilo que nós estamos a assistir não tem comparação possível na história de Angola. Os salários perderam totalmente o seu valor em função da elevada inflação que se regista”, disse o responsável, citado pela Lusa.