O Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa organiza no mês de Outubro, em colaboração com o Instituto Politécnico de Macau, o concurso de criação de vídeos promocionais sobre os países de língua portuguesa.
A actividade, segundo um comunicado publicado na página da do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação na internet, acontecerá à margem da 13.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa. Para o efeito, indica o documento, as inscrições já estão abertas e poderão ser feitas a partir do site http://videolp.ipm.edu.mo, até ao próximo dia 30 do mês em curso.
O Concurso quer tirar proveito do papel de Macau como Plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa, tendo os idiomas como elo de ligação, com o propósito de promover as culturas tradicionais, os costumes e a história dos lusófonos na China e no mundo, bem como construir a base de formação de quadros qualificados com domínio do mandarim e do português, em Macau.
Uma fonte do Gabinete do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) avança à FORBES que o processo de inscrição para o evento – destinado a estudantes dos países da lusofonia e de Macau das instituições do ensino superior do interior da China, decorre a bom ritmo. “A inscrição ainda não foi concluída, pelo que ainda não se encontra registado um número exacto de participantes, mas está tudo a correr bem”, refere a fonte.
Para o concurso existirão três categorias de prémios, designadamente “Seleccionado”, “Vencedor” e “Mais Popular Online, sendo que cada equipa premiada receberá um incentivo pecuniário.
Nas equipas candidatas destacar-se-ão 24 com o prémio Seleccionado (não superior a três equipas por cada País de Língua Portuguesa), das quais serão ainda selecionadas oito equipas vencedoras (uma equipa por cada País de Língua Portuguesa). Das oito equipas vencedoras, à mais votada lhe será ainda atribuída o prémio Mais Popular Online.