O mercado das comunicações móveis moçambicano perdeu 2,5% do volume de negócios em 2021, segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O novo boletim estatístico dedicado ao sector dos transportes e telecomunicações, de acordo com a que Lusa, detalha que o volume de negócios na telefonia móvel registou uma variação negativa de cerca de 2,5% em relação ao ano anterior.
Em 2020, ano de maior impacto da pandemia da Covid-19, o volume de negócios tinha crescido 3,1% para 33,9 mil milhões de meticais (540 milhões de euros).
Os dados do Instituto Nacional de Telecomunicações de Moçambique (INCM), indicam ainda que o sector perdeu 28% do pessoal, entre 2020 e 2021, passando a totalizar 2.761 trabalhadores.
Noutro capítulo, o boletim do INE indica que os transportes em Moçambique recuperaram em 2021 parte dos passageiros e carga perdida por causa da Covid-19, mas ainda ficaram aquém dos valores pré-pandemia.
Quanto às tarifas médias dos principais serviços, não houve variações, mantendo-se constantes em todos os tipos de transporte, diz a instituição.