A comissária europeia da Energia, Kadri Simson, vai participar, em Novembro, no Fórum de Investimento Moçambique – União Europeia Global Gateway 2023, onde se espera a disponibilização de 18 milhões de euros para o sector da energia no país africano.
“A visita da comissária Simson vai dar um maior impulso ainda a essa cooperação no sector da energia com Moçambique”, considerou Antonino Maggiore, embaixador da União Europeia (UE) em Moçambique, após um encontro com o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Agostinho Vuma, realizado há dias em Maputo.
O Fórum de Investimento Global Gateway Moçambique – União Europeia vai decorrer entre 22 e 23 de Novembro em Maputo, capital moçambicana, e contará com a participação do Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.
Segundo Antonino Maggiore, durante o fórum, vão ser anunciados vários acordos de financiamento para Moçambique, entre os quais estão 18 milhões de euros para a construção de um Centro Nacional de Controlo de Energia, que visa assegurar uma maior capacidade operacional da rede elétrica moçambicana.
“Este [os 18 milhões de euros] é um exemplo e vamos ter mais (…) a ideia é financiar projectos impactantes e com um valor ao nível infra-estrutural, que é o conceito fundamental da Global Gateway”, referiu o embaixador da União Europeia em Moçambique.
O fórum, que decorrerá sob o lema “Criando Oportunidades de Negócio”, vai ser realizado pela primeira vez em Moçambique, estando previstas, entre os principais temas, discussões em torno da transição energética, industrialização, agricultura e agronegócio.
Com Lusa